O sistema de freio a ar de caminhão tem uma série de componentes que devem estar em pleno funcionamento para garantir a sua segurança ao conduzir. Claro que o seu mecânico de confiança entende toda essa engrenagem. É importante, porém, que você conheça um pouco mais sobre ela para resolver possíveis problemas e prestar atenção à necessidade de manutenção das peças. Vamos lá?

Compressor de ar

Como dissemos, essa é a base de funcionamento do sistema de freio a ar do seu veículo pesado. É ele que mantém o nível de pressão de ar necessário para que a parada ocorra sempre que você precisar.

Em geral, com algumas diferenças entre um modelo e outro, o compressor usa uma correia ou uma engrenagem para seu acionamento. Já para que seja resfriado, pode ser usado um sistema de refrigeração do motor ou ar.

Esse compressor é ligado sempre que o caminhão entra em movimento. O ar em seu reservatório é, então, carregado e descarregado, conforme a sua necessidade, bombeando o ar para os reservatórios e os cilindros.

Aqui, vale a pena dar atenção ao tipo de sistema que seu veículo utiliza. Se for refrigerado por um sistema do motor, será preciso verificar o suprimento de óleo e de filtragem dele para que funcione regularmente.

Reservatórios do sistema de freio a ar

Os caminhões e ônibus, que são considerados veículos pesados, têm reservatórios com ar comprimido para que ele seja armazenado até que haja necessidade de utilizá-lo para uma frenagem. Esses tanques, por sua vez, contêm as válvulas de drenagem, que se abrem para retirada de umidade ou de partículas poluentes, garantindo mais pureza ao ar do sistema.

Válvula de pé

Trata-se do pedal a que já estamos acostumados, responsável, no caso do sistema de freio a ar do caminhão, por determinar a pressão que será usada no momento em que for preciso frear. Quanto mais forte pisar no pedal, mais ar será enviado ao sistema.

É preciso cuidado, pois leva um tempo para que o ar comprimido preencha novamente o compressor, o que pode levar a uma falha no sistema. Por isso, é preciso que o caminhoneiro passe por um treinamento para uso dele.

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